IPB
AloyShop

Benvindo, visitante ( Log In | Registar )

4 Páginas V   1 2 3 > »   
Reply to this topicStart new topic
> Como Adaptar Uma Pista Caseira A Algo Mais Profissional.
JOliveira
post Jul 3 2014, 07:50
Post #1

Member
**

Grupo: Members
Registado: 10-April 14
Membro nº: 1.161

Boas,

Antes de mais sou o João, tenho 18 anos e estou a criar juntamente com o meu pai um projecto que tem como objectivo uma loja de modelismo, com espaço dedicado a workshops e associado a isto temos um espaço dedicado ao slot.

Já a bastante tempo que navego aqui pelo fórum e hoje resolvi criar o meu primeiro tópico. Em primeiro lugar quero dar os parabéns aos criadores e organizadores do fórum, pois acho que está bastante simples e intuitivo.

Agora as minhas questões:

Como disse em cima tempo um espaço dedicado aos slots, a nossa ideia era criar uma pista com dimensões bastante consideráveis cerca de 4x5 metros sensivelmente e com 4 vias.

Fomos arranjando algumas calhas usadas e juntamente com as peças que já tinha juntamos um lote engraçado de peças.

A marca das nossas calhas e scx e inicialmente a nossa ideia era criar um sistema básico apenas para miúdos que quisessem vir correr de vez em quando. Por isso temos apenas os transformadores normais e os transformadores de 14v da scx. (1 por calha)

Mas visto que existe um défice de pistas em Portugal, pensei em deixar aos poucos o sistema apto a pessoas que corram vulgarmente e por isso queiram testar carros e afinações.

E aqui que preciso da vossa ajuda:

A minha ideia e aos poucos conseguir colocar um sistema ds completo para as 4 vias, como isso e um investimento ainda para alguns euros pensei fazê-lo por partes:

O que acham que deva fazer em primeiro apenas na parte de ligações:

- 2x stop and go ds 1 relê ou 2 reles ( já agora qual a diferença?)

- fonte de alimentação de computador (quantas e que tipos aconselham?) ou e melhor uma fonte Ds mais cara?

- comandos mais resistentes, melhores que os standart mas relativamente baratos com sistema de 3bananas? - tenho a possibilidade de adquirir 4 punhos parma p206 45ohm novos por cerca de 20 euros cada 1 vale a pena?

E penso que inicialmente e isto, preciso de saber se só com isto já consigo por a pista a funcionar sem problemas ou e necessário adquirir mais alguma coisa.

Depois disto e dependendo como correrem as coisas tenho ideia de adquirir o sistema de conta voltas ds300 para 4pistas.

Se alguém quiser vender alguns destes itens que preciso façam propostas.

Obrigado desde já,
Fico a aguardar os vossos conselhos.
Os melhores cumprimentos João Oliveira.
Go to the top of the page

+Quote Post
DLoboS
post Jul 3 2014, 10:52
Post #2

Member
**

Registado: 16-August 10
De: Damaia
Membro nº: 822

Caro João, em 1º lugar, na minha opinião, deves te desfazer da calha SCX e comprar Carrera ou Ninco, pois a pista SCX é extreita e tem a calha pouco funda, logo a grande maioria dos patilhões comercializados não irão funcionar na calha SCX

+Quote Post
JOliveira
post Jul 3 2014, 13:45
Post #3

Member
**

Obrigado desde já pela sua resposta, já agora consegue-me dizer qual a melhor maneira de trocar todas estas peças por peças da ninco, a pista leva mais de 150 peças se for comprar peça a peça são muitos euros. Qual é o melhor sitio para tentar arranjar peças ao melhor preço, podem ser usadas.

+Quote Post
Vamilosi
post Jul 10 2014, 00:25
Post #4

Member
**

Grupo: Moderador
Registado: 28-April 06
De: Queluz
Membro nº: 75

Tal como o Davide Já disse, a calha deve ser Ninco ou Carrera. É a que se utiliza nos clubes e lojas.

Os transformadores não têm que ser DS, mas devem ter pelo menos 2amperes e serem reguláveis, de modo a regular a voltagem consoante os modelos dos carros e os motores. Um transformador por calha. Caso o transformador tenha pelo menos 5amperes, pode ser um transformador por cada par de calhas.

Cada caixa DS faz as ligações a duas calhas. Se tiver só 1 relé corta sempre a energia ao mesmo tempo para as duas calhas. Com dois relés pode cortar a corrente de forma independente para cada calha, se o programa da corrida for por voltas. Como nas provas é sempre por tempo os 2 relés não tem vantagem.

Punhos para velocidade de 45ohm parece-me muito. É preferível 25ohm ou até 35ohm.

+Quote Post
JOliveira
post Jul 15 2014, 16:48
Post #5

Member
**

Boas desde já obrigado pelas vossas respostas.

Segui o vosso concelho e vou passar para a pista da NINCO, pois não tenho muito espaço e pelo que li no forum a carrera apenas se justifica para que quer correr com carros 1:24 e tem bastante espaço.

Agora que o problema da pista está resolvido, precisava de concelhos no que toca a parte eletrónica.

O meu objectivo é conseguir ter um sistema ds completo para 4 calhas, mas como isso ainda custa bastantes euros. Precisava da vossa ajuda.

Tou indeciso entre inicialmente mandar vir tudo da NINCO:

2x Pista de ligações independentes (10416)

4x Comando Eletronico TRON ninco (10414)

4x Ninco 14v 3 amperes (10303)

Outra opção:

2x Stop and go 1 rele (DS)

4x Fonte de alimentação de computador (ATX)

4x comando basico Economy 25 Ohm (DS)

Aceito outras sugestões.

Fico a aguardar.
Obrigado João Oliveira

+Quote Post
Vamilosi
post Jul 15 2014, 21:45
Post #6

Member
**

A Carrera não se justifica apenas para 1:24. Também é muito utilizada para 1:32. É um facto que o mesmo número de calhas e um desenho semelhante, a Carrera vai ter uma área maior.

Quanto às opções, eu optava pela segunda, pois é um investimento de futuro.

Quanto vai pagar pelas fontes de PC?

+Quote Post
Lyo
post Jul 16 2014, 01:28
Post #7

Member
**

Registado: 5-December 11
De: Amadora
Membro nº: 979

A primeira opção está completamente fora de questão para uma pista "profissional"... até eu em casa já não uso nada disso.

Quanto às fontes de PC é boa opção para quem as tem em casa, agora se vais comprar não é a melhor opção porque vais ficar limitado aos 12 voltes que elas debitam.
Por isso em questões de fontes tens a opção da DS ou então outra com regulação de voltagem (esquece as chinesices.... isto é lixo a 100%). Há quem compre umas para aparelhos médicos que debitam 5 amperes e usam uma fonte para cada duas calhas, mas não me lembro a marca.

Quanto à ligação para os punhos tens os da DS, basta a com 1 relé:
http://www.criccrac.com/fichaprod.php?id=5...ximamente=false
Vais precisar de 2 caixas, é uma para cada duas calhas.

Sistema de cronometragem. O melhor é mais uma vez o da DS:
http://www.criccrac.com/fichaprod.php?id=1...ximamente=false

Este pacote já trás quase tudo, só falta o programa se quiseres ligar a um PC. O programa pode ser pago no caso do programa da DS ou o TicTac (ambos muito usados por cá) ou podes arranjar um gratuito.

Eu em minha casa só para treinar e brincar praticamente sozinho tenho:
- pista ninco 4 calhas com cerca de 31 metros
- 2 fontes DS power2 + duas fontes de PC (AQUI ESTOU MUITO MAL, AS FONTES PC SÓ DÃO 12 VOLTES E AS DS SÓ DÁ ...10,12,14..... OU SEJA FALTA-ME OS 12,5 E OS 13 VOLTES QUE POR VEZES DÃO JEITO)
- caixas de conexões Tipo DS mas feitas por mim (as 4 devem ter ficado ai em 5€ e servem muito bem para eu usar os punhos que usos nos clubes)
- sistema de cronometragem por dead-strips+PC+programa gratuito (é quanto basta para fazer umas provas com amigos e para treinar)
- punhos: só tenho os que uso para correr nas pistas comerciais porque tenho o sistema preparado em casa para os usar.

Deixei aqui um link de uma loja espanhola, os preços não parecem muito apelativos, mas na ultima quarta-feira de cada mês tens desconto de 15% e portes grátis (compras acima de 100€), por isso só no sistema de cronometragem que falei acima mais as caixas de conexões é um desconto de quase 70€.... Mas se tiveres mesmo decidido a comprar é uma questão de confrontares uma loja nacional (por exemplo a proslotcars) e ver se conseguem os mesmo valores e assim sempre compras cá.

+Quote Post
Lyo
post Jul 16 2014, 01:31
Post #8

Member
**

Registado: 5-December 11
De: Amadora
Membro nº: 979

Já agora, onde está a pensar montar essa pista?

+Quote Post
JOliveira
post Jul 16 2014, 15:18
Post #9

Member
**

Boas Lyo,

Muito obrigado desde já por todos os seus esclarecimentos. Acredite que foram bastantes úteis.

A pista que estamos a montar é relativamente pequena, tem apenas 19 metros de 4 calhas. Nós estamos a abrir uma loja de modelismo e como complemento vamos ter a pista de slots para que as pessoas possam experimentar e vir divertir-se.

A nossa loja está situada em Mem Martins, Sintra.

Inicialmente tinha pensado em algo mais "fraquinho", como uma pista de 4 calhas mas com a parte electrónica NINCO, mas não queria estar a gastar dinheiro duas vezes e por isso penso que o melhor seja adquirir material de uma qualidade um pouco superior e que me permita no futuro evoluir se for possível.

Pelo que percebi as fontes de computador não são as mais indicadas pois tem pouca voltagem, então fui a procura de fontes de alimentação de laboratório que permitissem a regulação de voltagem, encontrei esta que debita 10 Amperes e permite regular a voltagem entre 3-15 volts.

Acham que poderia usar esta fonte para as 4 calhas visto ser de 10 amperes?

http://www.servelec.pt/loja/produtos.html?...category_id=522

Já agora disse que fez as caixas de ligações para os punhos a um preço bastante acessível. Gostava de saber se possível como fez.

O meu e-mail é [email protected], se conseguir enviar uma fotografia só para perceber como posso fazer ficava-lhe agradecido.

Em relação aos punhos vou comprar os da DS basic economy de 35 ohm, pois parecem ser resistentes. Depois só tenho de comprar os adaptadores DS e consigo liga-los a caixa de ligações.

Inicialmente vai ser este o meu objectivo, mais tarde talvez pense no conta voltas. (pode ser que apareca qualquer coisa usada)

Agradeço-lhe os links que me enviou, estive a ver e acho que com os 15% de desconto fica com preço bastante convidativos.

Gostava de postar imagens mas não tenho permissão se me der o seu e-mail mando-lhe fotos do desenho da pista para me dar a sua opinião.

Obrigado.

Cumprimentos João Oliveira.

+Quote Post
Vamilosi
post Jul 16 2014, 16:42
Post #10

Member
**

QUOTE(JOliveira @ Jul 16 2014, 16:18 ) *
Em relação aos punhos vou comprar os da DS basic economy de 35 ohm, pois parecem ser resistentes. Depois só tenho de comprar os adaptadores DS e consigo liga-los a caixa de ligações.

Cumprimentos João Oliveira.

Nesse caso fica mais barato comprar os punhos Parma Economy, pois o adaptador DS vai encarecer a conta final.

+Quote Post

4 Páginas V   1 2 3 > » 
Reply to this topicStart new topic
1 utilizador(es) está(ão) a ler este tópico (1 visitante(s) e 0 utilizador(es) anónimos)
0 membros:

Modos de Exibição: Padrão · Mudar para: Linear+ · Mudar para: Outline

Versão Simples Horário: 20th November 2017 - 13:47