Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Caixa Caseira Conexões
Forum SlotPortugal - 100% SlotCar em português > Categoria Geral > Acessórios
Vamilosi

Instruções aqui.
themixnet
Já anda a procura disto á ja algum tempo.

Obrigadão
lcardeta
Site muito bom , wink.gif . Obrigado.
J.C.Nogueira
Viva Vamilosi.
Mais uma boa dica.
Boas Corridas.
Stratos
Boas
Aqui está a minha Caixa de Conexões caseira.Embora tenha uma stop&go da DS (que dá geito quando estamos a competir), chateia-me por vezes estar sempre a programar a DS200, quando por vezes apenas estou a querer dar umas voltas para testar a pista. (eu sei posso, programar 9999 voltas). Daí me ter surgido a ideia de fazer a minha própria caixa. (nada de especial)
A primeira vez que li este tópico fiquei logo com a ideia na cabeça, faltava apenas tempo para a concretização. Aqui fica algumas fotos e algum tutorial:

Material comprado numa loja de material eléctrico (Caixa mais "bananas", ficou tudo por +- 18 euros)

Buracos foram feitos com uma broca de 8ml

Fios soldados às anilhas e posteriormente isolados com fita isoladora

As ligações foram feitas com base no esquema presente neste post (obrigado Vamilosi)

Caixa concluida, falta apenas agora uns autocolantes, mas já foi testada e funciona às mil maravilhas.

Espero que gostem, pelo menos para os que estão a iniciar este hoby pode ser uma boa ajuda.

Abraço Slotista
Vamilosi
Olá Stratos!
Excelente artigo, continua. Eu é que agradeço por colocares em prática e mostrares o passo-a-passo. O que vou encontrando pela net, partilho-o para isto mesmo. wink.gif
srfisco
Boas,

No esquema tem também um comutador de sentido, para isso na caixa teria de ter um relé para proceder á alteração do sentido de corrente, com um interruptor para o accionar, um dia destes vou colocar um na minha caixa.

No entanto a caixa do Stratos esta impecavel, tivesse eu esta dica quando decidi fazer a minha e teria sido bem mais fácil... wink.gif

Cpts

Sérgio
TAZ
Vou fazer aqui o meu 1º post a sério e aproveito para mostrar a Caixa que fiz com base no esquema apresentado neste post.
Aproveitei a própria fonte para servir de caixa e usei fichas da fonte para conexão a pista.
Como as fotos valem mais que mil palavras aqui vão.

A Caixa ainda aberta mas já com tudo ligado

O "molde" em cartão que fiz para ter a certeza que o espaço disponivel dentro da caixa da fonte era suficiente para albergar todos os acessórios que iriam ser acrescentados assim como os cabos necessários para os ligar.

Aproveitei por sugestão dum amigo que me ajudou a fazer esta geringonça(porque sem o jeito e conhecimentos dele provavelmente talvez para o Natal estivesse pronta), acrescentar uma lampada indicadora de power on/off
Aqui desligada

Aqui ligada

Nesta vemos as ligações a Calha, fios soldados e colados com cola quente.

A calha com a respectiva ficha.

A caixa com o esquema que lhe deu origem

A caixa com as bananas e ficha que levam alimentam a pista

Já testei com um pequeno 8 e funciona as mil maravilhas assim como o inversor de sentido(polaridade) que foi feito com um interruptor de 6 posições(não me perguntem o nome) conforme apresentado no esquema.
Só tenho uma pequena dúvida mas liguei os 12v(Fio Amarelo da Fonte) ao Vermelho do Punho e a massa(Fio Preto da Fonte) ao Branco do punho, penso que seja isto o correcto já que pelo menos parece estar a funcionar correctamente.Agradecia que alguem confirmasse esta questão uma vez que ainda não testei a fundo.
Aproveito para agradecer aqui as ajudas, dadas aqui e espero que este post ajude alguem.

Cumps

Edit para corrigir erro ortográfico
menslot
Viva Taz,

Belo começo, está 5 estrelas, agora é só continuar.
Qualquer dúvida é indo colocando que certamente aqui o pessoal lhe dará as respostas que precisa.

Cumpts
Vasco Menino
srfisco
Boas,

Está uma caixa original e funcional, parabens.

Não se consegue ver bem as ligações, mas à primeira impressão parece-me tudo bem, utilizou os Pretos e Amarelos 12v, a luz de sinalização poderia ter utilizado o preto e laranja e obteria 5v voltagem melhor para um led.

Cpts

Sérgio
TAZ
QUOTE(TAZ @ Nov 5 2010, 22:16 ) *
Já testei com um pequeno 8 e funciona as mil maravilhas assim como o inversor de sentido(polaridade) que foi feito com um interruptor de 6 posições(não me perguntem o nome) conforme apresentado no esquema.
Só tenho uma pequena dúvida mas liguei os 12v(Fio Amarelo da Fonte) ao Vermelho do Punho e a massa(Fio Preto da Fonte) ao Branco do punho, penso que seja isto o correcto já que pelo menos parece estar a funcionar correctamente.Agradecia que alguem confirmasse esta questão uma vez que ainda não testei a fundo.
Aproveito para agradecer aqui as ajudas, dadas aqui e espero que este post ajude alguem.

A lampada on/off não é um led, é 220v esta ligada directamente a entrada 220v e ao interruptor que liga a fonte da alimentação.
Agradecia só alguém que saiba confirmar(Sr. Fisco unsure.gif unsure.gif ) se o que coloquei a vermelho está correcto.De qualquer maneira vou ver se tiro uma foto que se veja bem as ligações e coloco aqui no post, quanto mais não seja para ajudar alguém que queira aproveitar alguma coisa que eventualmente esteja bem feita.
Obrigado pelos comentários e pela força , agora o passo seguinte é começar a pensar em montar a pista suspensa na garagem mas isso terá que ser com calma para não sair asneira.

Cumps

kdcmar
QUOTE(TAZ @ Nov 6 2010, 20:22 ) *
A lampada on/off não é um led, é 220v esta ligada directamente a entrada 220v e ao interruptor que liga a fonte da alimentação.
Agradecia só alguém que saiba confirmar(Sr. Fisco unsure.gif unsure.gif ) se o que coloquei a vermelho está correcto.De qualquer maneira vou ver se tiro uma foto que se veja bem as ligações e coloco aqui no post, quanto mais não seja para ajudar alguém que queira aproveitar alguma coisa que eventualmente esteja bem feita.
Obrigado pelos comentários e pela força , agora o passo seguinte é começar a pensar em montar a pista suspensa na garagem mas isso terá que ser com calma para não sair asneira.

Cumps

Funcionar, funciona, porque os punhos que utilizas são os "normais" de resistência, se entretanto experimentares um punho um pouco mais evoluído, um electrónico, para a tua pista terá de ser com polaridade negativa, o que mais se utiliza em clubes é a polaridade positiva (amarelo da fonte, +12v na banana branca do punho, preto da fonte, na banana vermelha
(logo mais tarde, vou procurar uns esquemas que aqui tenho com os 2 tipos de ligação)

Srfisco, desculpa a observação, mas ao utilizares o fio preto e laranja da fonte, obtens 3,3v e não 5 como referes, os 5v obtêm-se com a utilização dos fios preto e vermelho wink.gif
TAZ
Mas eu uso punhos Parma(resistência, não eletrónicos) com fichas de ligação DS, devia então ligar ao contrário??, o resto da caixa continua a funcionar normalmente assim como o inversor de sentido???

Cumps
srfisco
Boas,

Na minha eram laranjas e davam 5v, mas podem haver fontes com outras cores ou então a minha era tão velha que o vermelho perdeu a cor... laugh.gif laugh.gif

O que eu acima de tudo quis dizer é que as fontes de alimentação além de estabilizadas tem amperagem e saídas mais do que suficientes para alimentar uma pista até 8 calhas e ainda assim, termos saídas de 5v ou 3,3 ou 4,5 (já apanhei uma) que dá para fazer iluminação com leeds, pois uma fonte normal ATX tem normalmente 14 amperes, mais do suficiente para tudo e sempre estabilizada.

Cpts

Sérgio
TAZ
A minha era se não estou em erro

Amarelo - 12
Laranja - 5 ou 5,5
Rosa - 3,3
(depois posso confirmar)
O verde e o cinzento "xantei" para a fonte ligar no botão
Se entretanto precisar de alguma alimentação para leds é só acrescentar o que precisar nos 5v e um preto por cada um.
Não me preocupei muito com isso porque a lampada que acrescentei é 220v e está ligada directo ao interruptor e entrada 220v

Em relação a minha dúvida pelo visto liguei a fonte com polaridade positiva, vou ver se troco para negativa até porque nunca se sabe quando pode aparecer um punho eletrónico.

Cumps
srfisco
Boas,

A última caixa de ligações que fiz foi a seguinte...

Sendo que a polaridade positiva é a cor mais forte neste caso (vermelho, azul, preto e amarelo).

Também já fiz esta mais simples...

Espero que ajude...

Cpts

Sérgio
TAZ
Sr. Fisco a 1ª já vi a descrição no post respectivo e isso já é areia a mais para a minha camioneta, a 2ª foi uma das que tambem vi e li com atenção antes de fazer a minha, a minha dúvida é só em relação a polaridade da pista e se devo ou não alterar, ou seja eu tenho o fio amarelo da fonte(12v)ligado ao vermelho do punho e o fio preto(massa) ao branco, devo trocar e se trocar o resto continua a funcionar??

Cumps

srfisco
Boas,

Vou tentar explicar o melhor e mais simples que sei.

Eu liguei o amarelo da fonte ao branco/amarelo do punho que saiu pelo preto do punho para a pista, o preto da fonte liguei ao vermelho do punho e à pista directamente.

Não consigo ver bem as suas ligações, certifique-se que segue estas indicações, pois no meu caso uso punhos analógicos e digitais sem problemas.

Cpts

Sérgio
TAZ
Sr. Fisco,

Explicou muito bem e simples de maneira a que até eu percebi, por isso chego a conclusão que tenho as ligações ao contrário amarelo da fonte ao vermelho do punho e preto da fonte ao branco/amarelo do punho, mas nada que não se resolva é só trocar, para ficar com ligação negativa de modo a qualquer punho funcionar, não vá algum pró com um punho xpto aparecer na minha garagem.
Muito obrigado pela ajuda e esclarecimento.

Editei para dizer que se alguém achar que os meus parcos conhecimentos podem ajudar nalguma coisa é só dizer que o que estiver ao meu alcance podem considerar feito.

Cumps

José Ferreira
menslot
Viva Taz,

É impressão minha ou ainda não temos fotos da sua pista ?

Cpts
Vasco Menino

srfisco
Boas,

Então é caso para dizer que daqui do Norte saiu uma explicação com "resultados" 5*... laugh.gif

Bibó Porto carago!!!

Cpts

Sérgio
kdcmar
Das duas uma, ou todos voçes anda a medir mal as fontes, ou as vossas já tiveram melhores dias.
Tal como tinha dito anteriormente o fio amarelo coresponde aos 12v, o vermelho aos 5v, e o laranja a 3,3v.
Se não acreditam no que digo
Tomem lá um doce laugh.gif

Conector ATX 2.0

E as combinações de voltagens possíveis

Mais informações por aqui:

http://faz-voce-mesmo.blogspot.com/2009/06...a-fonte-de.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/ATX

Basta procurar no "primo" google por: Voltagens Fontes ATX
TAZ
QUOTE(menslot @ Nov 7 2010, 22:18 ) *
Viva Taz,

É impressão minha ou ainda não temos fotos da sua pista ?

Cpts
Vasco Menino

Ainda não há fotos porque a pista ainda não está montada, está em fase de estudo uma suspensa na garagem, mas com calma se vai lá, provavelmente terá 4X2m e já tenho alguns traçados feitos no Tracker, mas ainda nada defintivo. Aproveito tambem para se pedir se por acaso alguem saiba de algum site com desenhos de pistas que me indique que agradeço.
De qualquer maneira só falta mesmo montar porque calhas já existem à muito tempo e suficientes(mais ou menos 25mts da velha Scalextric, alguma SCX e alguma Scalextric Sport), carros tambem talvez 30, e punhos existe um parma ho de 25 Ohm, comprado em kit(na AEslot no Cácem e montado por mim), outro também comprado na AE que não me lembro a marca, é um punho com regulação de travão e se não estou em erro também 25 Ohm, penso que seja uma marca mais ou menos artesanal, e foi o primeiro punho com que corri.

QUOTE(srfisco @ Nov 7 2010, 22:35 ) *
Boas,

Então é caso para dizer que daqui do Norte saiu uma explicação com "resultados" 5*... laugh.gif

Bibó Porto carago!!!

Cpts

Sérgio

Sr. Fisco agora é que vi o resultado(do jogo, da explicação foi antes), parabéns aos "tripeiros" pelo visto foi como "lavar o rabo a meninos", podem encomendar as faixas que o 1º e o 2º estão decididos.

Cumps

TAZ
Post duplicado apaguem se faz favor.

TAZ
QUOTE(kdcmar @ Nov 7 2010, 23:12 ) *
Das duas uma, ou todos voçes anda a medir mal as fontes, ou as vossas já tiveram melhores dias.
Tal como tinha dito anteriormente o fio amarelo coresponde aos 12v, o vermelho aos 5v, e o laranja a 3,3v.
Se não acreditam no que digo
Tomem lá um doce laugh.gif

Conector ATX 2.0

E as combinações de voltagens possíveis

Mais informações por aqui:

http://faz-voce-mesmo.blogspot.com/2009/06...a-fonte-de.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/ATX

Basta procurar no "primo" google por: Voltagens Fontes ATX

Tudo correcto excepto estas amperagens a minha ATX debita

+12V ----- 15A
+3,3V ----- 20A para um maximo de 180W
+5V ----- 30A para um máximo de 180W

E tem uma indicação de +5Vsb a 2,5A, é uma ATX de 300W, estas indicações não foram a medir, mas lidas no autocolante que a caixa tem.

Cumps

José Ferreira
menslot
Viva,
Se quiser coloque os desenhos que já fez no tracker, que aqui a malta é perita em criticar wink.gif

Cpts
Vasco Menino

kdcmar
As amperagens variam de fonte para fonte, essas utilizadas foram quadros retirados do site a titulo exemplificativo, o "conteúdo" que tentei mostrar, são as voltagens e cores e o que é possível fazer com elas wink.gif

Voltando as ligações e como havia prometido.....
Sendo assim, tens de ligar com ligação positiva para que "todos os comandos" funcionem (existem comandos preparados para ligação negativa, e se necessário existem outros em que é simples faze-lo por ex: o NSR), a ligação negativa é utilizada pela Ninco e SCX
Como ando preguiçoso para fazer desenhos, aqui ficam os desenhos do oski1611 num tópico do slot adictos em que se falava do mesmo e ele demonstrou creio eu da forma mais simples como ligar um comando com ligação positiva wink.gif

Retirado de SlotAdictos - Como conectar un mando
srfisco
Boas,

Foi exactamente com este esquema que construi as minhas.

Cpts

Sérgio

PS: As explicações estão 5*... laugh.gif
TAZ
QUOTE(menslot @ Nov 7 2010, 23:36 ) *
Viva,
Se quiser coloque os desenhos que já fez no tracker, que aqui a malta é perita em criticar wink.gif

Cpts
Vasco Menino

Vou fazer isso e espero pelas criticas, para conseguir melhorar alguma coisa, e se alguem tiver alguma sugestão tembem estou receptivo até porque quero primeiro montar a pista e antes de a fixar testar exaustivamente(a parte mais chata biggrin.gif biggrin.gif ) e só depois fixar e decorar

QUOTE(kdcmar @ Nov 7 2010, 23:44 ) *
As amperagens variam de fonte para fonte, essas utilizadas foram quadros retirados do site a titulo exemplificativo, o "conteúdo" que tentei mostrar, são as voltagens e cores e o que é possível fazer com elas

Voltando as ligações e como havia prometido.....
Sendo assim, tens de ligar com ligação positiva para que "todos os comandos" funcionem (existem comandos preparados para ligação negativa, e se necessário existem outros em que é simples faze-lo por ex: o NSR), a ligação negativa é utilizada pela Ninco e SCX
Como ando preguiçoso para fazer desenhos, aqui ficam os desenhos do oski1611 num tópico do slot adictos em que se falava do mesmo e ele demonstrou creio eu da forma mais simples como ligar um comando com ligação positiva

Retirado de SlotAdictos - Como conectar un mando

Com base nisto e na explicação do Sr. Fisco tenho as ligações em negativo vou proceder a respectiva alteração.
Quando começar a montagem ou pelo menos o estudo mais a sério crio um post na area respectiva e ai podem criticar que eu agradeço.

Obrigado a todos pela ajuda.
kdcmar
Anda, cria lá isso que não te preocupes que o pessoal critica
laugh.gif laugh.gif laugh.gif
JVSlot
Parabéns meus amigos!...

Que excelente tópico!

Só vos agradecia, que se furtassem a comentários abonatórios do género "cinco estrelas"... "ouro sobre azul"... etc., etc..

E, em termos técnicos, durante uns tempos, seria simpático evitar referências alusivas a 5 Amperes, 5 Volts ou mesmo a códigos sobre polaridades em que a cor vermelha esteja presente... chamem-lhe laranja forte ou grenat empalecido...

Que vergonha... é mesmo caso para ficar ruborizado!... sad.gif
E pronto, lá vamos ter que mamar uns "indigestos" copos de tinto "Invictus", nas próximas reuniões... (ninguém bai conseguir calar o Fisco!)

JV
srfisco
Boas,

A onde? a onde? critica? também quero!!! também quero!!!! blink.gif

Cpts

Sérgio
TAZ
Estavamos tão bem a falar de slots e coisas associadas tinham que vir as referências a certas e determinadas equipas que nem Jesus lhes valeu.
"Não habia nessecidade, o tema era uma bom tema, não habia necessidade"

Cumps e podem encomendar as faixas.

srfisco
Boas,

Nada de dar azar... encomendar faixas? isso era o mesmo que ir a equipa toda de avião e ele cair... era a desgraça total... nem pensar já caimos nessa uma vez...

Cpts

Sérgio
JMM
boas,
alguem me podia dizer os materias necessarios para a construçao de uma caixa?

obrigado
srfisco
Boas,

Acho melhor fazer impressão das fotos inicialmente colocadas no forum e ir com elas a uma loja de equipamento eléctrico ou electrónico e mostrar as fotos e comprar o material, foi assim que eu fiz...

Não é fácil fazer uma lista do Material, até porque algum havia por casa...

Cpts

Sérgio
Zuari
Um belo tópico, demorei a encontrar mas finalmente encontrei!

Agora vou fazer a minha caixa de ligações! wink.gif
Vamilosi
QUOTE(Zuari @ Apr 14 2016, 16:09 ) *
Um belo tópico, demorei a encontrar mas finalmente encontrei!

Agora vou fazer a minha caixa de ligações! wink.gif

Vamos ter tutorial da obra? cool.gif
Zuari
QUOTE(Vamilosi @ Apr 14 2016, 17:12 ) *
Vamos ter tutorial da obra? cool.gif

Não há tutorial não consegui por aquilo a funcionar como queria!

Eu queria um LED a indicar ON/OFF para cada calha e um interruptor para comutar o sentido de marcha e não consigo fazer isso fica tudo trocado!
Avieira
Bom dia!

Não sei se será este o local mais correcto para colocar esta questão sobre punhos, mas cá vai:
Nas pistas "colectivas" existem uns punhos (por exemplo DS) que ligam à pista com 3 bananas. Sei que esses punhos possibilitam controlar algumas funções dos carros, nomeadamente a acelaração e a "travagem".
A pergunta é a seguinte, o que é que é preciso para ligar um punho desses numa pista caseira, por exemplo Ninco?

Obrigado!!!
AV
Vamilosi
QUOTE(Avieira @ Sep 29 2018, 23:03 ) *
Bom dia!

Não sei se será este o local mais correcto para colocar esta questão sobre punhos, mas cá vai:
Nas pistas "colectivas" existem uns punhos (por exemplo DS) que ligam à pista com 3 bananas. Sei que esses punhos possibilitam controlar algumas funções dos carros, nomeadamente a acelaração e a "travagem".
A pergunta é a seguinte, o que é que é preciso para ligar um punho desses numa pista caseira, por exemplo Ninco?

Obrigado!!!
AV

Os punhos ao terem 3 ligações permitem que haja efeito travão. Punhos de 3 ligações não é exclusivo dos punhos electrónicos / com afinações. Os punhos da Ninco a ligação é jack pequeno, mas é um punho de 3 conexões.

Não recomendo a ligação de um punho electrónico directamente a calha Ninco.

Caso pretenda conectar um punho com ligação de 3 bananas directamente na calha de ligações da Ninco pode utilizar o seguinte adaptador.

Avieira
Obrigado!

Mas com essa ligação (de transformar as 3 bananas num "jack"), o punho "com afinações" não perde eficácia?
E já agora o que significa "Os punhos da Ninco a ligação é jack pequeno, mas é um punho de 3 conexões"?
Os punhos da Ninco não permitem qualquer regulação..., certo?

AV
smile.gif
Vamilosi
QUOTE(Avieira @ Oct 3 2018, 09:36 ) *
Obrigado!

Mas com essa ligação (de transformar as 3 bananas num "jack"), o punho "com afinações" não perde eficácia?
E já agora o que significa "Os punhos da Ninco a ligação é jack pequeno, mas é um punho de 3 conexões"?

AV
smile.gif

A eficácia que perde é em termos de eventual perda de corrente, mas isso tem a haver com a passagem de corrente. Mas para ligar um punho que já tenha alguma electrónica, considero que seja necessário uma caixa de conexões

Significa que o principio de funcionamento de um punho da Ninco é igual ao de um normal punho de resistência de 3 bananas. Antigamente as pistas traziam punhos de 2 conexões e neste punhos ao soltar gatilho o motor não travava. Ao soltar o gatilho o carro apenas abrandava abrandava. Num punho de 3 conexões ao soltar o gatilho vai haver passagem de corrente eléctrica para o motor que vai criar forças contraditórias ao do movimento. A Ninco para simplificar a conexão, em vez de utilizar 3 bananas, utiliza um jack stereo (3canais)

Os que vêm com a pista não, mas chegaram a ter punhos electrónicos à venda em separado, mas de fraca qualidade.
Avieira
Muito obrigado!

Então, uma boa opção para andar em casa, será comprar um punho com aquelas regulações em cima e pegar nos 3 fios que ele tem e ligá-los num jack como os que os punhos da Ninco têm, certo?
Acontece que os punhos da Ninco que eu tenho ligam à pista através duma ficha (do tipo das dos cabos de rede dos PC's) que tem 4 polos e aparentemente ligados 4 fios.

Mas a questão pode ser vista noutro sentido, pode também ser alterada a forma de ligação à pista, certo?
Já fui a pistas dessas colectivas e verifiquei que todas têm como forma de ligar os punhos os tais 3 jack para encaixar os 3 fios que saem do punho. Não é lógico fazer isso também em casa? Ou é muito complicado?

E já agora, não querendo abusar muito, qual é a melhor forma de limpar a sujidade (neste caso já é alguma ferrugem) das pistas?
Eu tive (e ainda tenho) anos a fio pistas Märklin e aquilo nunca fazia mau contacto e muito menos enferrujava...

Desde já muito obrigado pela atenção.
AV
smile.gif
Vamilosi
QUOTE(Avieira @ Oct 4 2018, 20:58 ) *
Muito obrigado!

Então, uma boa opção para andar em casa, será comprar um punho com aquelas regulações em cima e pegar nos 3 fios que ele tem e ligá-los num jack como os que os punhos da Ninco têm, certo?
Acontece que os punhos da Ninco que eu tenho ligam à pista através duma ficha (do tipo das dos cabos de rede dos PC's) que tem 4 polos e aparentemente ligados 4 fios.

Mas a questão pode ser vista noutro sentido, pode também ser alterada a forma de ligação à pista, certo?
Já fui a pistas dessas colectivas e verifiquei que todas têm como forma de ligar os punhos os tais 3 jack para encaixar os 3 fios que saem do punho. Não é lógico fazer isso também em casa? Ou é muito complicado?

E já agora, não querendo abusar muito, qual é a melhor forma de limpar a sujidade (neste caso já é alguma ferrugem) das pistas?
Eu tive (e ainda tenho) anos a fio pistas Märklin e aquilo nunca fazia mau contacto e muito menos enferrujava...

Desde já muito obrigado pela atenção.
AV
smile.gif

Se os punhos que tem da Ninco são de ficha tipo telefone/cabo de rede, então presumo que tenha pista Ninco Digital.

Existe adaptadores de ficha jack para ficha RJ9, mas a pista tem que estar a funcionar em modo analógico.

Com um punho da Slot.it pode é ter um cartucho para analógico para pistas de clubes/lojas e outro cartucho para casa, caso a pista de casa seja digital.

cartucho versão analógica

cartucho versão digital

Para limpar a ferrugem da pista o melhor é utilizar as borrachas do modelismo ferroviário que se utiliza para limpar os carris e depois é passar com um pano que não largue pêlo, embebido em petróleo de limpeza/iluminação. O WD40 apenas recomendo após a pista ter ser utilizada, pois deixa gordura, coisa que não acontece com o petróleo. Mesmo que a pista não tenha ferrugem o petróleo deixa as calhas limpas e evita a oxidação.

A Sloting Plus tem um produto de limpeza de pistas https://www.sloting.com/producto-sloting-pl...iador-de-pistas
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2019 Invision Power Services, Inc.