Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Geral Sobre Carros E Peças
Forum SlotPortugal - 100% SlotCar em português > Categoria Geral > Geral sobre Carros e peças
aronring
Como iniciado que sou gostava de saber se há alguma ou algumas regras gerais sobre a relação tipo de motor (in line,anglewinder), classe (Grupo C, GT, LMP) e mesmo pista (Ninco ou Carrera). A razão da minha questão tem a ver com o facto de os carros que eu compro (Slot.it, NSR e Scaleauto) vem com os motores montados de tal forma que em quase todos não correspondem aos regulamentos que conheço de clubes... Então se quiser competir "lá vai barão €€€€€€". Será propositado (os regulamentos ) ? Há alguma relação com as pistas por causa do efeito magnético do motor (disse alguma bacorada?)
Então se alguém me conseguir de forma sintética as relações que possam ser consideradas pelos clubes agradeço pois estou quase sempre a comprar o carro errado!!???
luislot
QUOTE(aronring @ Jul 23 2013, 18:38 ) *
Como iniciado que sou gostava de saber se há alguma ou algumas regras gerais sobre a relação tipo de motor (in line,anglewinder), classe (Grupo C, GT, LMP) e mesmo pista (Ninco ou Carrera). A razão da minha questão tem a ver com o facto de os carros que eu compro (Slot.it, NSR e Scaleauto) vem com os motores montados de tal forma que em quase todos não correspondem aos regulamentos que conheço de clubes... Então se quiser competir "lá vai barão €€€€€€". Será propositado (os regulamentos ) ? Há alguma relação com as pistas por causa do efeito magnético do motor (disse alguma bacorada?)
Então se alguém me conseguir de forma sintética as relações que possam ser consideradas pelos clubes agradeço pois estou quase sempre a comprar o carro errado!!???

Se queres competir eu acho que primeiro deves ver bem os regulamentos das provas em que queres correr, e depois tenta comprar o carro que melhor se adapta á mesma sem teres de gastar muito,mas normalmente os regulamentos não estão feitos para se aproveitar muito material do que vem nos carros novos.

E sabes que a maioria dos clubes vende peças.

kalyta
A classe em que mais se aproveitará o material de origem é a de clássicos Sport, e mesmo assim se o regulamento não for muito permissivo... e nem precisa de o ser, já que os clássico da NSR ou Slot-It são bastante competitivos... e sim, quem vende material com certeza que inventa maneiras para que o mesmo seja "incorporado" nos regulamentos...

Quem chega a este hobby topa logo isto, e é pena... perde-se muita gente, que leva anos a gastar material até ter dedo para acompanhar os mais rápidos, quando é preciso apenas rolar e fazer provas, usando o material que vem de origem nas boas marcas...

Muito por causa disso é que o números de praticantes não cresce, e são sempre os mesmos apanhados que subsistem, ano após ano... wink.gif
DLoboS
QUOTE(kalyta @ Jul 24 2013, 12:07 ) *
A classe em que mais se aproveitará o material de origem é a de clássicos Sport, e mesmo assim se o regulamento não for muito permissivo... e nem precisa de o ser, já que os clássico da NSR ou Slot-It são bastante competitivos... e sim, quem vende material com certeza que inventa maneiras para que o mesmo seja "incorporado" nos regulamentos...

Quem chega a este hobby topa logo isto, e é pena... perde-se muita gente, que leva anos a gastar material até ter dedo para acompanhar os mais rápidos, quando é preciso apenas rolar e fazer provas, usando o material que vem de origem nas boas marcas...

Muito por causa disso é que o números de praticantes não cresce, e são sempre os mesmos apanhados que subsistem, ano após ano... wink.gif

É curioso falares nisso, como sabes, eu faço parte de um club de slot's, sem loja e sem interesses comerciais, fazemos provas de todo o tipo, desde a preparações onde se pode usar todo o tipo de "upgrades" para melhorar o seu comportamento em pista, como troféus totalmente de caixa, e sabes qual é o resultado? Nos preparados, sempre aparece mais alguém, de outras pista é claro, já pilotos experientes. Nos de caixa, não aparece mais ninguém, nem novos, nem retornados, nada. Agora eu pergunto, porquê fazer troféus de caixa, se não aparece mais ninguém?
R:PORQUE GOSTAMOS. biggrin.gif
kalyta
DLoboS, os motivos para que o slot esteja reduzido a um grupo de fiéis praticantes são fáceis de adivinhar, todos nós poderemos avançar com alguns desses motivos...

A questão que o autor do post suscita é pertinente, porque representa a visão de alguém que ao pretender integrar-se na esfera de um clube de slot, deparou-se com algo que considera incongruente... e que poderá a muito breve trecho levá-lo a não prosseguir... foi a impressão com que fiquei...

Importante é que as novas gerações têm muita coisa a que prestar atenção... e fidelizar um alvo desses é complicado, razão por que acho que a renovação do slot não está a acontecer. Digo renovar, naquela de pegar na chave de parafusos e meter as patitas no óleo, e tentar perceber algo que não é um brinquedo prêt à porter, longe disso...

Quanto às questões levantadas pelo aronrinq, e que ficaram no ar, um pouco por minha causa... em plásticos 1:32, os modelos anglewinder são os mais equilibrados e os que melhor tiram partido do efeito magnético dos motores, mais em pista Ninco do que Carrera pois esta tem uma calha em liga à base de alumínio, por algum motivo é difícil de apanhar corrosão... os inline sofrem ainda de desequilíbrios causado pelo efeito de torque do motor... o sidewinder é imune ao efeito de torque e mostra-se vantajoso na 1:24 devido às características e peso desta classe, embora em 1:32 Clássicos proporcionem umas corridas muito giras...

Os modelos da NSR são um bom investimento... básicamente é ver se os pneus e a relação de transmissão são os adequados, e o resto é afinação... na Slot-it, o motor V12 curto é fraquito e os pneus de série também, fora isso os modelos são bons... em qq dos casos, convém optar de raiz pelas configurações anglewinder, excepto nos casos em que os regulamentos preconizem Clássicos de Sport sidewinder...

O que mais recentemente me surpreendeu foram os Silhuetas de Grupo 5 da Racer... muito bom material e carros lindos, sim senhor... em qualquer destes 3 exemplos que citei, estar a "torcer" regulamentos para obrigar o pessoal a gastar material é um contrasenso e um tiro no pé, dados os tempos actuais... wink.gif
Lyo
Pegando nas duas ultimas respostas, vou dar também a minha opinião.

Em relação aos carros estou 100% de acordo.

Depois há outras coisas que fazem que quem se inicie abandone antes de começar:

- o nível de quem já anda nos slots à pelo menos 1 ano é de tal forma elevado que quem se inicia desanima facilmente, principalmente pela falta de ajuda e pelas bocas que vai ouvindo dos outros que querem andar sem terem ninguém a estorvar...

– preços estupidamente caros para a utilização das pistas. Isto é facilmente ultrapassado por outros métodos (por exemplo, eu quando me iniciei no rádio modelismo automóvel, por ter comprado o carro na loja que tinha pista tive "direito" a 1 ano de utilização, que até se estendeu por dois anos, da pista gratuitamente, mas claro, todo o material era comprado lá)

– falta de apoio e ajuda dos mais experientes. E este foi o motivo nº1 que me levou a continuar nos slots.

Resumindo, quem vai a um clube para se iniciar se for mal recebido ou sair com ideia que os slot's é um bolso roto dificilmente fica, é que se for alguém muito abonado se calhar opta por outros hobbies...

Mas será que quem está nos slot's quer mesmo malta nova nas pistas? Ou será que preferem correr e brincar só com os amigos. A título de exemplo, sabem por exemplo onde foi divulgado o apuramento para o Ninco World Cup? Pois é, vai ser este fim de semana e não vi isso publicado nos foruns, se calhar é mesmo só para o pessoal lá do bairro.
Vamilosi
QUOTE(Lyo @ Jul 25 2013, 15:19 ) *
Mas será que quem está nos slot's quer mesmo malta nova nas pistas? Ou será que preferem correr e brincar só com os amigos. A título de exemplo, sabem por exemplo onde foi divulgado o apuramento para o Ninco World Cup? Pois é, vai ser este fim de semana e não vi isso publicado nos foruns, se calhar é mesmo só para o pessoal lá do bairro.

Isso acontece porque quem faz as inscrições são as pistas/lojas que comercializam Ninco.
Lyo
Eu sei. Também sei que há clubes/lojas/pistas que funcionam diferente e que tentam cativar pessoal publicitando e fazendo regulamentos para que todos possam entrar.

Veja-se o exemplo do José Pedro Gil que organiza provas atrás de provas, do Carta que, quer se concorde ou não com os regulamentos, vai tendo gente nova nos seus rallys (enquanto que outras casas vão abandonando esta vertente).

Eu também cai de paraquedas na Azislot e fui muito bem rcebido por aquela gente de tal forma que acabei por ficar.

Mas já fui a algumas pistas que garanti a mim próprio não voltar, até tinham um bom ambiente, para só para os de lá.

Acho triste que o aronring (registado no forum desde fevereiro) venha ao forum com este desabafo, não é triste com ele, mas com as casas por onde ele passou que não o conseguiram cativar nem tirar-lhe estas duvidas que o trazem aqui.

Se não aproveitam esta gente, o slot vai acabar dentro de pouco tempo sobrando só as pistas e troços caseiras(os).
Vamilosi
O Aronring tem perto dele o slot Clube Matosinhos, tem Slot Kart Center também em Matosinhos e tem o Slot Clube do Porto.
aronring
QUOTE(Lyo @ Jul 25 2013, 16:03 ) *
Eu sei. Também sei que há clubes/lojas/pistas que funcionam diferente e que tentam cativar pessoal publicitando e fazendo regulamentos para que todos possam entrar.

Veja-se o exemplo do José Pedro Gil que organiza provas atrás de provas, do Carta que, quer se concorde ou não com os regulamentos, vai tendo gente nova nos seus rallys (enquanto que outras casas vão abandonando esta vertente).

Eu também cai de paraquedas na Azislot e fui muito bem rcebido por aquela gente de tal forma que acabei por ficar.

Mas já fui a algumas pistas que garanti a mim próprio não voltar, até tinham um bom ambiente, para só para os de lá.

Acho triste que o aronring (registado no forum desde fevereiro) venha ao forum com este desabafo, não é triste com ele, mas com as casas por onde ele passou que não o conseguiram cativar nem tirar-lhe estas duvidas que o trazem aqui.

Se não aproveitam esta gente, o slot vai acabar dentro de pouco tempo sobrando só as pistas e troços caseiras(os).

O facto de me ter registado em Fevereiro não significa e não significa mesmo que eu a partir dessa data ande por aí a correr clubes (na minha zona há 3 ou 4) pois eu estou interessado é em ocupar o meu tempo livre que feliz ou infelizmente é muito. Agradeço as opiniões divulgadas mas julgo que despoletei uma questão que não me interessa absolutamente nada que é a filosofia comercial dos clubes. Com essas posso eu bem... O que eu queria era saber opiniões (já houve algumas!) sobre a existência ou não da relação "posição de motor/classe/pista" para poder decidir aquando da compra de carros pois não sou uma pessoa muito paciente para poder "meter a mão na massa" em termos de grandes modificações para uma vez por outra poder ir a um clube fazer uma prova ou outra.
kalyta
aronrinq, para mim a categoria mais fácil para os iniciados é mesmo os clássicos da NSR e da Slot-IT... as demais categorias, como os GTs permitem motores muito brutos e com demasiado magneto, ou então são uma vitrine para o material: bancadas esotéricas, rolamentos, teflons, carbonos, lexans e sei lá que mais, acho que um carro pode quase triplicar o preço base... eheh

Temos de encarar as coisas de frente: o slot como está, é um nicho para um grupo de malta que se iniciou num tempo diferente do que vivemos agora... é malta em geral batida tanto na preparação como no material, e com algum poder de compra que a vida proporcionou... com raras excepções, é um hobby bastante hermético...

Não se iguala o andamento dos que já andam há muito tempo, de um modo fácil. Não quero com isto dizer que os mais experientes devem aliviar o dedo, nada disso... mas devem ser colaborantes sem reservas, devem transmitir os fundamentos aos que se iniciam, incentivar o pessoal a encurtar as diferenças e explicá-las, e nunca os afugentar com manifestações de enfado tipo "está ali um iniciado que só vem atrapalhar"...

Quando para além disto, os iniciados são confrontados com regulamentos que permitem tudo e mais alguma coisa, fica difícil... nos tempos actuais há limites cada vez mais apertados e o dinheiro não estica...

É um exercício fácil de fazer... do grupo que habitualmente vemos a correr, quantos são novos no meio? Desses, quanto tempo duram? Desistem ao fim de quanto tempo? Porquê?

A malta de hoje em dia em dia está-se bem a borrifar para aquela bancada de alumínio último grito... 30 euros é muito guito, há mais onde gastar... foi um mero exemplo...

Temos 3 grupos básicos de praticantes: aqueles que descobrem o hobby e resolvem experimentar, os que começam a andar no meio do pelotão e a descobrir o que falta para se tornarem mais rápidos, e os habitués que raramente falham uma prova... em todos os 3 grupos temos malta mais apta e com diferentes motivações, mas afugentar pessoal é algo que deve ser evitado ao máximo...

wink.gif
Lyo
Kalyta - é isso tudo

Aronring - eu em casa tenho uma pista de velocidade ninco, 30 metros de perimetro, 4 calhas, tenho um mini troço de rally e calha para fazer mais qualquer coisa, mas é na Azislot (um grupo de amigos daqui perto) que realmente me divirto com os slot's (assim como nas provas que faço em alguns clubes/lojas). Isto para dizer que é indo andar com outros que se disfruta do hobby, eu em casa praticamente só testo os carros...

Para te divertires a sério é andar com outros e fazer provas, mesmo ficando em ultimo (eu ainda fico muita vez lol) não se pode desistir.

Em relação aos carros, ja disseram quase tudo, vou só acrescentar que outras marcas (ninco, fly, scx) também podem ser divertidas mas só se for para um troféu com carros todos iguais ou então tens de mudar praticamente tudo no carro o que fica mais caro e mesmo assim terás sempre um carro inferior a um slot.it, nsr, black arrow (acho que os novos scaleauto gt também não são maus)...

Mas o melhor é ires aos clubes ai da zona e escolheres aquele em que és melhor recebido. Aquele que te dão dicas e que te parece orientar melhor. Não escolhas um club só por ter a melhor pista ou mais quantidade, no inicio é preciso é apoio para conseguires evoluir melhor.

Depois vais vendo os carros que usam (principalmente os que andam à frente wink.gif ) e pedires opinião antes de comprar.

Quanto a material:
- pneus: depende de pista para pista, mas o melhor é mesmo perguntares o que usam e usares o mesmo, normalmente os mais batidos já testaram tudo smile.gif
- relação: também depende de pista para pista ou então é em função do regulamento, que normalmente usa o mais opropriado para a pista em causa. É que fazer stock de todos os pinhoes e cremalheiras é muito caro...
- motor: ui... aqui é pior ainda, por vezes motores iguais (mesma referência) são completamente diferentes, mas normalmente um nsr já trás um bom motor. Também há muita gente a usar os scaleautos sc25b, que até são dos mais baratos (+-10€), mas o melhor é.... ir perguntando.

Como podes ter reparado o mais barato é sempre a solução perguntar, não há que ter receio de ir tentando aprender com os outros, se vires que escondem o jogo, esse não é o teu clube. Mas pelo que dizem, as pessoas do norte são boa gente, por isso de certesa que encontras por ai gente disposta a ajudar.
DLoboS
Quanto à NWC, pelo que sei, a divulgação é feita pela Ninco, pois foi pela sua pagina do Facebook que soube da sua existencia
Avieira
Encontrei uns carros que me pareceram razoavelmente bons da GSlot.
Contudo, apesar deles referirem que são 1/32, li que na realidade são mais 1/28.
Alguém sabe alguma coisa sobre isto?

Obrigado
AV
mellow.gif
Vamilosi
QUOTE(Avieira @ Dec 22 2013, 01:51 ) *
Encontrei uns carros que me pareceram razoavelmente bons da GSlot.
Contudo, apesar deles referirem que são 1/32, li que na realidade são mais 1/28.
Alguém sabe alguma coisa sobre isto?

Obrigado
AV
mellow.gif

Olá Avieira! Sejas bem-vindo ao fórum wink.gif

Nas embalagens penso que venha escrito que é escala 1/32, mas na realidade devem ser 1/30

Nas fotos comparativas com um Honda NSX da Ninco dá para ver a diferença de tamanho

É ligeiramente menor que um modelo à escala 1/28

Quanto ao desempenho penso que não serão nada de especial. Apesar de muitas afinações, tem aspecto de ser pesado e centro de gravidade alto.

Avieira
Obrigado!
Por essas imagens (que por acaso já tinha visto) dá-me ideia que fica um bocado farsola andar com um carro desses ao lado dum "verdadeiro" 1:32.
Sobre o desempenho, quem os vende diz que são do melhor que há, mas também outra coisa não seria de esperar.
Mas uma coisa temos que acreditar, são muito perfeitos..., ou não fossem japoneses...

Abraço.
AV
Vamilosi
QUOTE(Avieira @ Dec 22 2013, 11:41 ) *
Obrigado!
Por essas imagens (que por acaso já tinha visto) dá-me ideia que fica um bocado farsola andar com um carro desses ao lado dum "verdadeiro" 1:32.
Sobre o desempenho, quem os vende diz que são do melhor que há, mas também outra coisa não seria de esperar.
Mas uma coisa temos que acreditar, são muito perfeitos..., ou não fossem japoneses...

Abraço.
AV

O material até pode ter qualidade, mas não passa de um mini-Z com patilhão. Tem demasiadas peças e a um nível alto em relação ao solo, para ser um GT competitivo.
kalyta
Têm aspecto de ser pesadotes, têm... lol
Avieira
QUOTE(Vamilosi @ Dec 22 2013, 13:59 ) *
O material até pode ter qualidade, mas não passa de um mini-Z com patilhão. Tem demasiadas peças e a um nível alto em relação ao solo, para ser um GT competitivo.

Também me parece que vindo do Japão tem mais de Mini-z do que de slot.
Aliás o vendedor falou-me logo em Kiosho o que demonstra um bocado a origem. Mas que são giros, isso é indiscutível!
Vamilosi
QUOTE(Avieira @ Dec 23 2013, 00:00 ) *
Também me parece que vindo do Japão tem mais de Mini-z do que de slot.
Aliás o vendedor falou-me logo em Kiosho o que demonstra um bocado a origem. Mas que são giros, isso é indiscutível!

Parece ter boa pinta esteticamente cool.gif
Avieira
Tenho um carro da Slot.it que agora só anda quase com o punho a fundo e aos repelões.
Estranho porque o carro é praticamente novo.
Será do motor?
luislot
Boa tarde

pode ser do motor ou do contacto das patilhas

luislot
QUOTE(luislot @ Jan 1 2014, 15:24 ) *
Boa tarde

ou então tambem podes lavar o motor com WD-40
VCR
Boas tardes

Eu sei que uma série de motores da Slot.it, penso que entre 2009 ou 2010, vinham com problemas. Eu queimei 4 na rodagem mas devo dizer que com a colaboração da Cronoslot a slot.it substitui o os motores por novos que não me deram qualquer tipo de problema.

Cumprimentos, Vasco Reis
Avieira
QUOTE(luislot @ Jan 1 2014, 14:24 ) *
Boa tarde

Poderá ser do contacto dos fios para com as patilhas, mas não creio, acho mesmo que o problema será no motor...
De qualquer maneira, obrigado!
Avieira
QUOTE(luislot @ Jan 1 2014, 14:24 ) *
Boa tarde

Mas o motor é novo, se tiver uma hora de rodar é muito...
luislot
QUOTE(Avieira @ Jan 2 2014, 02:13 ) *
Mas o motor é novo, se tiver uma hora de rodar é muito...

mas tambem não perdes nada em lavar, pode ter alguma sujidade
Avieira
O mais estranho é que mesmo "levantado", ou seja sem as rodas a tocar na pista, ele só trabalha a "alta rotação"...
luislot
QUOTE(Avieira @ Jan 2 2014, 18:54 ) *
O mais estranho é que mesmo "levantado", ou seja sem as rodas a tocar na pista, ele só trabalha a "alta rotação"...

tira os fios das patilhas e liga directamente á calha e vê se fica na mesma!

o punho está bom?
vidrinhos
QUOTE(Avieira @ Jan 2 2014, 17:54 ) *

bom dia
se fores aqui da zona de Sintra, podes ligar-me para ver o que se passa com o carro,
966068948
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2018 Invision Power Services, Inc.