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Versão Completa: Lastrar Carros Para Velocidade
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PauloJota
Viva!

A minha dúvida prende-se com a distribuição do lastro a colocar.

Será preferível colocar mais peso na frente ou atrás? Sei que também depende do tipo de carro, mas pela vossa experiência, como será uma distribuição de pesos ideal? Já li em qualquer lado, cerca de 10g à frente e 5g atrás.

Gostava de saber opiniões. Obrigado
Vamilosi
Depende de tanta coisa ...

Do carro, da pista, do motor, do punho, do estilo de pilotagem.

O melhor é o PauloJota especificar o carro, pista e punho para podermos partilhar algumas ideias mais em concreto. cool.gif
luislot
boa tarde.

desculpem estar a meter a colherada, de preparação percebo pouco, mas se for para velocidade o pessoal anda sempre a lutar é para lhe tirar peso...
PauloJota
Obrigado pelas respostas.

Os contra-pesos são para tentar equilibrar melhor os carros e melhorar o seu equilíbrio.

No meu caso, utilizo uma pequena pista caseira (Ninco), com cerca de 9 metros de perímetro e alimentação de 12V por calha. Uso um punho Parma da série economy com 35ohms, quando uso os Slot.it ou o punho de série da Ninco quando uso os carros da Ninco.

A minha questão do lastro refere-se ao Audi R8 da Slot.it ao Nissan 350Z da Ninco em particular, mas já li algures que a distribuição de pesos é quase genérica, podendo ser muito similar entre carros.

Que acham?
luislot
eu acho que mesmo em relação a qualquer modelo se o carro for bem preparado não é preciso lastro, o carro com lastro fica sempre mais lento e então se é para usar na pista de casa ainda mais lento fica.
tenta montar suspenção, mete pneus bons, arranjar bem a frente, e deixa folga na carroceria para poder fazer uma boa basculação, e vais vendo o comportamento do carro.
kalyta
O equilíbrio geral depende de imensas variáveis, como bem referiu o Vamilosi, uffff...

Pista/traçado/temperatura/humidade que são variáveis... tipo de chassis/pneus/motor/relação de transmissão de um dado modelo... ajustes/alinhamentos/alturas/folgas que estamos sempre a afinar. Não existe uma solução chapa treze...

Concordo em grande medida com o luislot, quanto à preparação procurar um equilíbrio perfeito sem lastros, mesmo que a condução possa se revelar mais sensível... qq coisa até 5 gramas na frente pode ser um compromisso aceitável, é a clássica solução para um comportamento subvirador ou para colocar o trem dianteiro no chão em aceleração. Mas tirando o facto que há modelos difíceis e com uma distribuição de peso particular, deve-se analisar todos os demais parâmetros possíveis que possam evitar colocar lastro. Quais?

Será o motor adequado para o efeito, não terá um torque excessivo? A relação de transmissão será a mais indicada? A frente está rebaixada na medida do possível? A traseira está com demasiado grip, e "cola-se" ao chão? Qualquer destes factores, por si só, pode originar um comportamento subvirador (com a frente no ar, dificuldades em digerir a aceleração ou curvar)... colocar lastro aparentemente resolve, mas o carro fica pesado, lento, tapa-se defeitos à custa do relógio.

Nada como rodar e procurar "ler" o comportamento do carro, e a forma como cada pequena alteração produz (ou não) efeitos... com tempos, claro. O carro mais fácil de conduzir nem sempre é o mais veloz, por vezes é preciso um compromisso...

wink.gif
VCR
E eu acrescento que carro rápido e fácil de conduzir é normalmente o vencedor no fim da corrida. O Kalyta é um especialista neste compromisso, tenho excelentes memórias dos carros preparados por ele ... apesar de não termos feitos muitas voltas mais rápidas ;-)

QUOTE(kalyta @ Jan 25 2014, 10:48 ) *
O equilíbrio geral depende de imensas variáveis, como bem referiu o Vamilosi, uffff...

Pista/traçado/temperatura/humidade que são variáveis... tipo de chassis/pneus/motor/relação de transmissão de um dado modelo... ajustes/alinhamentos/alturas/folgas que estamos sempre a afinar. Não existe uma solução chapa treze...

Concordo em grande medida com o luislot, quanto à preparação procurar um equilíbrio perfeito sem lastros, mesmo que a condução possa se revelar mais sensível... qq coisa até 5 gramas na frente pode ser um compromisso aceitável, é a clássica solução para um comportamento subvirador ou para colocar o trem dianteiro no chão em aceleração. Mas tirando o facto que há modelos difíceis e com uma distribuição de peso particular, deve-se analisar todos os demais parâmetros possíveis que possam evitar colocar lastro. Quais?

Será o motor adequado para o efeito, não terá um torque excessivo? A relação de transmissão será a mais indicada? A frente está rebaixada na medida do possível? A traseira está com demasiado grip, e "cola-se" ao chão? Qualquer destes factores, por si só, pode originar um comportamento subvirador (com a frente no ar, dificuldades em digerir a aceleração ou curvar)... colocar lastro aparentemente resolve, mas o carro fica pesado, lento, tapa-se defeitos à custa do relógio.

Nada como rodar e procurar "ler" o comportamento do carro, e a forma como cada pequena alteração produz (ou não) efeitos... com tempos, claro. O carro mais fácil de conduzir nem sempre é o mais veloz, por vezes é preciso um compromisso...

wink.gif
luislot
Boa tarde.

todas essas dicas são importantes, mas (Pedro) se tiveres por ai perto uma pista grande isso sim vale a pena perderes um bocado a fazer uns testes.
porque uma coisa é preparares um carro na pista de casa outra é fazeres uma preparação numa pista grande, depois chegas a casa e o comportamento do carro é muito melhor, apenas poderás de ter de mudar a relação.
ainda acrescento ás dicas do (VCR) um bom dedo a combinação perfeita.....


Abraço
Vamilosi
Os algarvios disseram tudo e muito bem cool.gif

É certo que o objectivo é tirar o máximo de peso, mas este também tem um papel importante no sítio certo. Os motores magnéticos não são o directamente, mas também actuam como peso, tanto que a força magnética é ou pode ser medida na forma de peso.

O fundamental é retirar peso nos pontos altos, por exemplo, vidros e habitáculo, de modo a baixar o centro de gravidade e também nas jantes e cremalheira, de modo a diminuir as inercias. Os carros de competição à escala real apesar de consoante os regulamentos, terem um peso mínimo, não deixam de serem submetidos a "curas" de emagrecimento para os lastrar até ao peso mínimo de modo a colocar peso nos locais onde interessa.

Se for em pista Carrera será à partida necessário menos lastro comparativamente a pista Ninco, que tem maior grip e é mais ondulada.

Se utilizar-se punho de resistência é provável que seja necessário um pouco de lastro na frente para alguns modelos não fazerem "cavalinho", enquanto que com um punho com regulação pode-se controlar a entrega de potência. Um dedo mais brusco tenderá a necessitar mais de lastro.

À partida um carro com motor em sidewinder ou anglewinder terá maior probabilidade de necessitar de lastro em relação a um modelo com motor em linha. Em modelos com motor frontal, lastrar junto ao eixo traseiro ajudará a ter mais tracção.

Até as patilhas são também um factor a ter em conta, pois se estas fizerem de mola, é importante que haja algum peso a empurrar o patilhão para calha.

Eu pessoalmente gosto de ter os carros com frentes precisas, a atacar as curvas e seguros nas zonas sinuosas. Como uso um punho sem regulação e tenho o dedo brusco para evitar saídas de frente, por vezes tenho que recorrer ao lastro.
PauloJota
Muito obrigado pelas vossa opiniões.

No caso do Nissan 350 da Ninco, já substituí o patilhão, as jantes, os eixos, a cremalheira e os pneus. O carro melhorou muito. Quando lhe adicionei um lastro, melhorou mais ainda. Esta melhoria foi comprovada no cronómetro.

Já pensei também que, mudando o punho, poderia ainda melhorar os tempos. O meu punho não tem regulação. Não estou errado, pois não?
Vamilosi
QUOTE(PauloJota @ Jan 29 2014, 17:49 ) *
Já pensei também que, mudando o punho, poderia ainda melhorar os tempos. O meu punho não tem regulação. Não estou errado, pois não?


Com um punho com regulação é bem possível que melhore os tempos, mas é preciso aprender a afinar o punho e adaptar a afinação do punho á pista (traçado, piso, corrente electrica) e ao carro. Eu não sou a pessoa indicada para falar neste assunto, pois continuo fiel às simples resistências rolleyes.gif
kalyta
Amigo Vamilosi... não nos iludamos que os electrónicos vieram para ficar e cedo ou tarde quase tudo mundo vai rodar com eles, excepto meia dúzia de jurássicos... onde por acaso ambos nos incluimos, lolol...

Da experiência que retenho ao rodar com electrónicos, a diferença não é assinalável em termos de velocidade absoluta... é sim, muito mais fácil rodar a ritmos elevados de forma consistente e com menos saídas...

O uso de electrónicos facilita imenso o setup final do carro... antes tudo tinha que girar em torno de uma afinação perfeita, o raport certo, e os ajustes mais adequados... ter um punho com inúmeras hipóteses de regulação facilita imenso as coisas, mas o pessoal que tiver um setup de carro perfeito vai sempre tirar dividendos... creio eu... wink.gif
PauloJota
Muito obrigado pelas respostas.

Pois estou a ver que terei de investir num punho com regulação. Mas são tão caros!

Acham que o Vario 16 da Ninco (não sei se ainda existe) seria um bom investimento (usado e para não gastar muito dinheiro)?

Ou aconselham-me outras alternativas mais modernas.

Obrigado
Vamilosi
QUOTE(PauloJota @ Jan 29 2014, 21:43 ) *
Muito obrigado pelas respostas.

Pois estou a ver que terei de investir num punho com regulação. Mas são tão caros!

Acham que o Vario 16 da Ninco (não sei se ainda existe) seria um bom investimento (usado e para não gastar muito dinheiro)?

Ou aconselham-me outras alternativas mais modernas.

Obrigado


Os punhos da Ninco não são grande coisa, nem os de resistência. O punho é para utilizar em casa ou loja/clube?

Por 85€ consegue arranjar o punho Sloting Plus versão "Lite". Veja aqui.
PauloJota
Viva!

O punho será para utilização caseira na pista Ninco. Eventualmente poderá ser utilizado numa visita a algum clube.

Vou ver o Sloting Plus que me aconselha.

Obrigado!


Vamilosi
QUOTE(PauloJota @ Jan 29 2014, 22:19 ) *
Viva!

O punho será para utilização caseira na pista Ninco. Eventualmente poderá ser utilizado numa visita a algum clube.

Vou ver o Sloting Plus que me aconselha.

Obrigado!


Não é aconselhar, pois nunca vi o punho, mas deve ser dos mais baratos dentro dos electrónicos.

Para utilização caseira, é necessário ter caixa de ligação à pista, pois se o punho foi ligado directamente à calha Ninco, corre o risco de queimar o punho devido às polaridades.

De que zona é o PauloJota?
PauloJota
QUOTE(Vamilosi @ Jan 29 2014, 22:36 ) *
Não é aconselhar, pois nunca vi o punho, mas deve ser dos mais baratos dentro dos electrónicos.

Para utilização caseira, é necessário ter caixa de ligação à pista, pois se o punho foi ligado directamente à calha Ninco, corre o risco de queimar o punho devido às polaridades.

De que zona é o PauloJota?



Não sabia que necessitava de caixa de ligação. Tenho uma ligação que "transforma" as três bananas numa só e ligo directamente à pista. Tenho um transformador para cada calha.

Eu sou do Porto.

Obrigado
Vamilosi
QUOTE(PauloJota @ Jan 30 2014, 10:54 ) *
Não sabia que necessitava de caixa de ligação. Tenho uma ligação que "transforma" as três bananas numa só e ligo directamente à pista. Tenho um transformador para cada calha.

Eu sou do Porto.

Obrigado


Nesse caso corre o risco de queimar um punho electrónico caso mude o sentido da pista (polaridade).
luislot
Boa tarde

O ideal seria tu poderes ter em casa um sistema (DS), ficas logo com possibilidade de teres um bom punho e poderes afinar melhor os carros, e assim preparado para poderes correr em qualquer pista.
PauloJota
Agradeço as vossas opiniões. Tenho de aguardar mais uns tempos, antes de pen$ar em fazer um upgrade à pista. wink.gif
luislot
QUOTE(PauloJota @ Feb 3 2014, 18:32 ) *
Agradeço as vossas opiniões. Tenho de aguardar mais uns tempos, antes de pen$ar em fazer um upgrade à pista. wink.gif


sim por vezes é melhor esperar um pouco e fazer as coisas bem feitas....

mas se poderes faz uma visita ai a alguma pista grande que haja na zona..
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